sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Floresta Amazônica

Floresta Amazônica 



Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica é espalhada por territórios do Brasil, VenezuelaColômbia, Peru, BolíviaEquadorSuriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro  Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".

É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras. O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.Num dia típico na floresta amazônica, podemos encontrar muito calor durante o dia com chuvas fortes no final da tarde, por ser clima equatorial.


Costuma-se classificar essa floresta conforme a proximidade dos cursos d’água. Dessa forma, existem três subtipos principais: mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme.

Mata de igapó: também chamada de floresta alagada, a mata de igapó caracteriza-se por se localizar muito próxima aos rios, estando permanentemente inundada. 

Mata de várzea: assim como a mata de igapó, a várzea também sofre com as inundações, porém apenas no período das cheias dos grandes rios, por se encontrar em áreas um pouco mais elevadas. É uma mata muito fechada.

Mata de terra firme: também chamada de caetê, a mata de terra firme caracteriza-se por se encontrar relativamente distante dos grandes cursos d’água, localizando-se em planaltos sedimentares. Em razão disso, não costuma ser alvo de inundações, recobrindo a maior parte da floresta e apresentando as maiores médias de altura (algumas árvores chegam a alcançar os 60m).

Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres.
Além das queimadas que vem preocupando os cientistas e ambientalistas do mundo Outro problema é a biopirataria na floresta amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. 
Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região. Índios que habitam a floresta amazônica também sofrem com a extração de ouro na região, pois a água dos rios e os peixes são importantes para a sobrevivência das tribos.

Curiosidades :

-Com cerca de 1.622 espécies, a Amazônia abriga metade das aves conhecidas do mundo. 

-Existem na Amazônia 468 espécies de répteis e 517 de anfíbios.

-A maior parte dos animais da Amazônia pertencem a espécies que habitam a copa das árvores. 

-O menor primata do mundo, o sagui-leãozinho, é nativo da Amazônia. Ele tem 15 cm e pesa apenas 130 gramas.

-Dois em cada três índios brasileiros vivem nas reservas indígenas da região amazônica.

-Ainda existem tribos indígenas isoladas na região amazônica. Embora cada vez mais raras, algumas nunca tiveram contato com o homem branco. 



Você Sabia ???

Morcegos



Nome Científico: Desmondus rotundus
Família: Phyllostomidae
Morfologia:
Envergadura: 35cm
Comprimento da cabeça-corpo : 7 a 9 cm
Peso: 25 a 40 cm
Cor da Pelagem: Castanho escuro acinzentado ou avermelhado no dorso e castanho mais claro no ventre.
Biologia:
Alimentação: Especializado em sangue de mamíferos, podendo aceitar o de aves.
Abrigos: Locais mais escuros das cavernas, ocos-de-árvores, minas, casas, bueiros, sob pontes de estradas, etc.
Agrupamentos: Colônias de 10 a 50 indivíduos são os mais comuns, porém não são raros as mais de 100.
Reprodução:Qualquer época do ano.
Gestação: 7 meses, produzindo apenas 1 filhote por parto e por ano.
Longevidade: 19 anos em cativeiro e mais 10 anos na natureza.

Se ficarmos alguns minutos de cabeça para baixo já começamos a nos sentir mal, não é mesmo? Mas essa posição é fundamental para que os morcegos conservem energia. Isso porque o sistema circulatório desses animais é bastante diferente do nosso. Essas criaturas passaram por adaptações que garantem que o sangue seja bombeado para as extremidades e distribuído igualmente em todo o seu corpo quando ele está de ponta-cabeça

 Curiosidades :
-Os morcegos ficam de ponta-cabeça para economizar energia
-Os morcegos são os únicos mamíferos que podem voar
-Alguns morcegos realmente se alimentam de sangue
-As fêmeas conseguem controlar a gestação

Mata Atlântica

Mata Atlântica


A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade. 
A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando iniciou-se a extração do pau-brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluição ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata.


Curiosidades:
- Alguns povos indígenas ainda habitam a região da Mata Atlântica. Entre eles, podemos destacar: Kaiagang, Terena, Potiguara, Kadiweu, Pataxó, Wassu, Krenak, Guarani, Kaiowa e Tupiniquim.
- É comemorado em 27 de maio o Dia da Mata Atlântica.
- A Mata Atlântica é a segunda maior floresta brasileira, em extensão.

Caatinga

                                        Caatinga

                                 

A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semi-árido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí.

A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco).

As principais características da caatinga são:


- forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas;
- presença de cactos e bromélias;
- os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);
- as folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno;


Exemplos de animais que vivem na caatinga
A Fauna da caatinga, ao contrário do que muitos pensam, é muito rica. Existem centenas de espécies vivendo neste bioma. Podemos citar entre as principais:
- Veado-catingueiro,Preá,Gambá,Sapo-cururu,Cutia,Tatu-peba,Ararinha-azul,Asa-branca  Sagui-de-tufos-brancos

Exemplos de vegetação da caatinga:

- Arbustos: aroeira, angico e juazeiro
- Bromélias: caroá
- Cactos: mandacaru, xique-xique e xique-xique do sertão

Curiosidades:

- Durante o período de seca, o gado da região alimenta-se do mandacaru (rico em água). Já algumas espécies de bromélias (exemplo da caroá) são aproveitadas para a fabricação de bolsas, cintos, cordas e redes, pois são ricas em fibras vegetais. 
- Dia 28 de abril é comemorado o Dia Nacional da Caatinga.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Você Sabia ???

Tatu Bola



Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cingulata
Família: Dasypodidae
Espécie: Tolypeutes tricinctus, (Linnaeus, 1758)

tatu-bola, também conhecido como tatu-apara, bola, bolinha, tranquinha ou tatu-bola-do-nordeste, é a menor e menos conhecida espécie de tatu do Brasil
Umas das suas características é  a capacidade de se fechar na forma de uma bola ao se sentir ameaçado, o que protege as partes moles de seu corpo contra o ataque de predadores. Essa capacidade foi o que deu origem ao seu nome popular.  
Durante o período de acasalamento, uma mesma fêmea é vista acompanhada por mais de um macho. As fêmeas geram um ou, menos frequentemente, dois filhotes por ninhada, que nascem completamente formados.

Curiosidades :


- Os tatus, dependendo da espécie, podem pesar de 2,5 a 6 quilos, em média;

- O comprimento médio dos tatus adultos é de 40 a 70 cm. A cauda de um tatu pode medir de 30 a 50 cm.

- Os tatus cavam buracos no solo, usando suas unha fortes e afiadas, para usarem de moradia. Um ou mais tatus habitam uma mesma toca;

-Eles possuem cinco unhas nas patas anteriores

Você Sabia ???

Guaxinim





NOME COMUM: Mão-pelada 
OUTROS NOMES: guaxinim , rato-lavador, urso-lavador e mascarado
NOME EM INGLÊS: Raccon
NOME CIENTÍFICO: Procyon lotorFILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
FAMÍLIA: Procyonidae
ORDEM: Carnívora
COMPRIMENTO: até 60 cm, mais 40 cm para a cauda.
PESO: até 20 kg
HIBERNAÇÃO: Nos climas frios hiberna
REPRODUÇÃO: uma ninhada de 4 a 6 filhotes cada ano. A Fêmea cuida dos filhotes durante um ano.

Muito comum em algumas regiões do Canadá, México e Estados Unidos, o mão-pelada é um animal carnívoro com hábitos noturnos, mas às vezes é ativo durante o dia. Eles têm um focinho longo, olhos e orelhas grandes, cinco dedos em cada pé. Eles possuem um visual muito diferente e um rabo com imagens de anéis pretos e uma máscara no olho que o deixam com uma imagem de um animal malandro e engraçado. Em algumas regiões são chamados de mascarados.


Curiosidades

O hábito mais estranho desse pequeno mamífero é o seu costume de mergulhar na água tudo o que come, provavelmente por associa-lo com seu alimento preferido: camarões e rãs. Depois de mergulhar o alimento, esfrega-o com as patas dianteiras antes de comer. Por isso, em muitas regiões, é chamado de rato-lavador ou urso-lavador. Come também, sapos, frutas, vários crustáceos, insetos e peixes.
Em cativeiro, a maioria das pessoas lhes alimenta com uma dieta igual ao do furão e comida de gato.

Você Sabia ???


Capivara


Ficha Técnica: 

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Subordem: Hystricognathi
Família: Hydrochoeridae
Gênero: Hydrochoerus
Espécie: H. hydrochaeris

A capivara costuma viver em regiões às margens de rios e lagos, ela se utilizam da água como refúgio dos predadores, pois conseguem ficar submersas por alguns minutos , além desta espécie possuir uma grande agilidade para nadar.Alimenta-se de capim, ervas e outros tipos de vegetação encontrados nas beiras de rios e lagos
Entre os roedores, a capivara é o maior animal.Uma fêmea costuma gerar, em cada gestação, de 2 a 8 filhotes
Podemos encontrar capivaras em diversas regiões da América do Sul e Central.A Capivara pode possuir dentes incisivos que podem chegar a 7 cm . 

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Peso: um animal adulto pesa em média 80 kg
Comprimento: 1,20 metros em média
Tempo de vida: de 15 a 20 anos em média
Cor: marrom

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Campos

                        Campos

Típica paisagem dos campos
 
Os Campos caracterizam-se pela presença de uma vegetação rasteira (gramíneas) e pequenos arbustos distantes uns dos outros. Podemos encontrar esta formação vegetal em várias regiões do Brasil (sul do Mato Grosso do Sul, nordeste do Paraná, sul de Minas Gerais e norte do Maranhão), porém é no sul do Rio Grande do Sul, região conhecida como Pampas Gaúchos, que encontramos em maior extensão.
 
          Características
- Vegetação formada por gramíneas e arbustos e árvores de pequeno porte.

- Não dependem de grande quantidade de chuvas.

- Sua extensão atingem os territórios da Argentina e Paraguai.
 
        Economia
A região dos Campos, principalmente no Rio Grande do Sul, é muito utilizada para a pastagem de gado. A pecuária é uma das principais atividades econômica nesta região.


Cerrado

  Cerrado

                                                   Paissagem típica do Cerrado Brasileiro


       Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Está presente também nas seguintes regiões: oeste de Minas Gerais e sul do Maranhão e Piauí.

          Características
- Presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte;
- As raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca);
- As cascas destas árvores são duras e grossas;
- As folhas são cobertas de pêlos;
- Presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores.

         Animais do Cerrado
As principais espécies de animais encontradas no Cerrado são: anta, cervo, onça-pintada, cachorro-vinagre, lobo-guará, lontra, tamanduá-bandeira, gambá, ariranha, gato-palheiro, veado-mateiro, cachorro-do-mato, macaco-prego, quati, queixada, porco-espinho, capivara, tapiti e preá.
      
         Curiosidades
- Os principais arbustos encontrados no cerrado são: pau-santo, pequi e lixeira.
- É comemorado em 11 de setembro o Dia do Cerrado.


Manguezal




Manguezal



   



Mangue Brasileiro

Podemos encontrar a vegetação de mangue nas regiões litorâneas do Brasil. Nestas áreas, a água do mar avança no solo, formando regiões alagadiças.

Características principais dos mangues:
- Presença de caranguejos que buscam seus alimentos no mangue.

- A formação vegetal do mangue (plantas e arbustos) possui raízes externas (aéreas). Como o solo do mangue é pobre em oxigênio, este é obtido pelas plantas fora do solo.

- Em função da diversidade da região, podemos dividir os mangues em: mangue-branco, mangue-vermelho e mangue siriúba.

- As plantas possuem sementes compridas, finas e pontudas. Isto ocorre para facilitar a reprodução, pois quando caem no solo úmido, podem se fixar com mais facilidade.

- O cheiro do mangue é bem característico, em função da presença de áreas salobras (com presença de sal). 
Animais do Mangue
As principais espécies de animais encontradas em regiões de mangue são: lontra, sagui, peixe-boi marinho, cobra, crocodilo, lagarto, tartaruga, caranguejo, craca, aranha, mexilhão, minhoca, entre outros.


Curiosidades:
- O mangue é o habitat de várias espécies marinhas e também de caranguejos.
- É comemorado em 26 de julho o Dia Internacional de Defesa dos Manguezais


terça-feira, 26 de agosto de 2014

Floresta de Araucária

Floresta de Araucária ou Mata dos Pinhais 

Mata dos Pinhais


É uma floresta subtropical e pode ser encontrada na região Sul do Brasil (estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).E está seriamente ameaçada de extinção. Apenas 1,2% de sua cobertura original encontra-se preservada, e apenas 0,22% (40.774 hectares) está sob a proteção de Unidades de conservação (UC), o que põe em risco a preservação da floresta.

Uma das características da mata dos pinhais é as coníferas que possuem um formato triangular. Sendo que no topo são mais estreitas (pontudas) e na base mais largas.As árvores são altas, possuindo, em média, de 20 a 30 metros de altura, tendo suas folhas o formato de agulha. A reprodução ocorre quando as sementes são levadas pelo vento.
Dentre os animais que dependem da Floresta de Araucária estão os tucanos, beija-flores, saíras, gaturanos, sanhaço, jiboia, etc. e mais de 20 espécies de primatas, a maioria endêmica.

Algumas curiosidades : 
- Os pinheiros são muito utilizados na decoração natalina em diversas partes do mundo. É a árvore símbolo do Natal.
- Como localizam-se em regiões subtropicais, as coníferas possuem uma anatomia específica, adaptada as condições climáticas da região. Em formato de cone, não acumulam neve em seus galhos.
-A floresta de araucárias é uma das vegetações mais raras da Mata Atlântica.

Pantanal

 PANTANAL

 



Lagos salinos do Pantanal.

 Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato-Grosso (região sul), Mato-Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste).
O Pantanal é formado pelo rio Paraguai e seus influentes que alagam regiões  formando extensas áreas alagadiças (pântanos)
Podemos encontrar, principalmente, as seguintes espécies:capivara , peixes,lobo guará , bicho preguiça , tamanduá , tatu  entre outras especies . 
As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.

Algumas curiosidades :
-Existem mais espécies de aves no Pantanal (656 espécies) do que na América do Norte (cerca de 500) e mais espécies de peixes do que na Europa (263 no Pantanal contra aproximadamente 200 em rios europeus).

-Tuiuiú, ave-símbolo do Pantanal, tem mais de 2 metros de envergadura com as asas abertas.

-O jacaré do Pantanal mede até 2,5 metros de comprimento, alimentando-se principalmente de peixes.